"Como que levada
pela brisa, a borboleta
vai de ramo em ramo."

Matsuo Bashô

18/05/2011

Protótipo do Paraíso de Hakone ( Shinsen-Kyo/ Terra Divina)


A RESPEITO DO JARDIM DA TERRA DIVINA


Alicerce do Paraíso, pág. 340











O Jardim Sagrado que estou construindo há cinco anos, em Gora, na cidade de Hakone, só está cerca de oitenta por cento pronto. Mesmo assim, comparado aos famosos jardins existentes em todo o Japão, desde os tempos antigos, não deixa nada a desejar. Talvez soe como auto-elogio, mas há uma grande diferença de nível entre este jardim e os demais. É claro que existem muitos jardins maravilhosos, cada um com suas características; porém, seja ele qual for, não possui aspectos tão relevantes quanto o de Hakone.



Fujimitei (Solar de Contemplação do Monte Fuji)

A Terra Divina, como podemos ver, é totalmente diferente de outros locais. Possui tal abundância de pedras e rochas naturais, que chega a espantar. Estou dispondo-as conforme a Orientação Divina, não me submetendo às tradicionais formalidades relativas a jardins. Não me baseio em modelos; estou construindo este jardim num estilo totalmente novo. Até no que diz respeito às árvores, juntei várias espécies, combinando-as bem, para que possam estar em harmonia com as pedras e rochas. As cascatas e correntes d'água foram aproveitadas para expressarem, ao máximo, o sabor da natureza. Assim, somando a beleza das montanhas e das águas com a beleza dos jardins, tentei expressar o que há de melhor e mais elevado na arte natural. Meu objetivo é fazer aflorar, através dos olhos da pessoa que vê esse quadro, o sentimento do belo latente nos seres humanos, elevar seu caráter e eliminar as impurezas de seu espírito. Por esse motivo, tanto as pedras como as árvores e plantas foram selecionadas e combinadas cuidadosamente, colocando-se amor em cada uma delas. É como se fôssemos pintar um quadro utilizando materiais "in natura". Gostaria, portanto, que o admirassem com esse espírito.

Construí esse jardim de modo que, visto de perto ou de longe, parcialmente ou em conjunto, ou de qualquer ângulo, sobressaia cada uma de suas características. Além disso, com o passar dos meses e dos anos, vão nascendo vários musgos típicos de Hakone, plantinhas de nome desconhecido, minúsculas flores graciosas e brotos de árvores que crescem nas reentrâncias das pedras como bonsai[1], as quais, por si mesmas, parecem querer atrair a atenção das pessoas. No ano passado, o jardim todo ficou mais "maduro", assumindo um aspecto mais tranqüilo: melhorou tanto que nem o reconhecíamos. Eu mesmo cheguei a percorrê-lo diversas vezes, sem ter coragem de afastar-me.


Kanzantei (Solar de Contemplação da Montanha)

Após a chuva, quando a água é abundante, temos a impressão de estar vendo, de lugar bem alto, uma correnteza no meio da mata. O som da água escorrendo pelas pedras, a corrente quebrando-se, lançando gotas para todos os lados, mais adiante descrevendo graciosas curvas e terminando em duas cascatas... Visão panorâmica deslumbrante! A cascata do lado direito, chamada Ryuzu no Taki (Cachoeira Cabeça de Dragão), é maravilhosa, e a do lado esquerdo divide-se em vários fios d'água, para mais abaixo quebrar-se e espirrar para todos os lados. Vejo de relance até uma andorinha voando rápido, bem rente às cascatas. Realmente, a harmonia da beleza natural com a beleza artificial está expressa muito melhor do que eu esperava. Fico satisfeitíssimo. Ao contemplar essas cascatas, sinto-me como se estivesse nas profundezas de montanhas e vales ou diante de um quadro magnífico. Geralmente, as cascatas artificiais têm certo sabor mundano que as prejudica, mas isso não acontece com as deste jardim, plenamente identificadas com as cascatas naturais. O vermelho e o amarelo dos bordos, que nelas se refletem esplendorosamente, as cores de cada árvore e a forma tridimensional de plantio fazem com que eu me sinta no meio de densas matas.

Mas deixemos aqui as explanações a respeito do que já foi concluído. Também no terreno baldio, bem espaçoso e próximo à parte posterior do jardim, estou pensando em construir outro jardim muito diferente, e já dei início à sua construção. Também para este tenho um plano bem diferente, inaudito; quando ele estiver terminado, talvez cause assombro a todas as pessoas.

Jardins dos Musgos
Vim escrevendo à proporção que as idéias me afloravam à mente, e talvez me achem orgulhoso demais por estar elogiando o que eu mesmo fiz. Sem dúvida, na opinião das pessoas comuns, isso está errado. Mas este jardim da Terra Divina foi construído por Deus; eu sou apenas o Seu Instrumento. Portanto, como ele foi construído pela técnica, ou melhor, pela Arte Divina, não seria nada de mais elogiá-lo. É o mesmo que louvar a Deus; por conseguinte, um ato muito justo. Há algum tempo, o Sr. William W. Shudler, professor de Geografia de um colégio dos Estados Unidos, veio apreciá-lo e, com visão de profissional, assim exprimiu sua admiração: "Já vi jardins do mundo inteiro, mas nenhum tão raro e artístico como este. Talvez possamos afirmar que ele seja único em todo o mundo".

A seguir, falarei sobre o Museu de Belas-Artes, que será construído por último.


Koomyo Shinden (Santuário da Luz Divina)
A construção está planejada até o verão do ano que vem e, quando ela estiver concluída, o Jardim Sagrado da Terra Divina ficará ainda mais magnífico. Quanto às obras artísticas a serem expostas, já tenho algumas e já andei pesquisando as que são avaliadas como Tesouro Nacional, existentes em museus históricos e de belas-artes de várias regiões, em coleções particulares, em templos, etc., com os quais, pouco a pouco, estou fortalecendo meu relacionamento. Assim, tenho certeza de que o Museu de Belas-Artes de Hakone nada ficará devendo a outros do gênero. Minha intenção é expor poucas obras históricas e arqueológicas, tendo como critério meu senso estético, independente de ser arte oriental ou ocidental, antiga ou moderna. Pretendo selecionar somente as obras-primas de artistas famosos de cada época. Isso porque o significado do Museu de Belas-Artes deixará de ser alcançado se todas as pessoas, entendidas ou não em Arte, não se sentirem tocadas e extasiadas com a beleza das obras expostas.

Naturalmente, este museu, a começar pela sua arquitetura, instalações internas, decoração e tudo o mais, será construído de acordo com a orientação de Deus; por isso, quando ele estiver concluído, apresentará resultados absolutamente especiais. Com a sua conclusão, praticamente estará terminada a construção do protótipo do Paraíso da Terra Divina. No momento em que isso se concretizar, a Obra Divina entrará em sua verdadeira fase de expansão. Mas não pararemos aí. A construção do protótipo do Paraíso de Atami também terá rápido progresso. Deus faz com que tudo se processe de acordo com a Ordem; esta é a Verdade.

Mokiti Okada - Jornal Eiko nº 122, 19 de setembro de 1951

Bijutsukan (Museu de Belas Artes) 

[1] Técnica de cultivo pela qual se fazem plantas em miniatura





Contextualização Histórica


Em maio de 1944, Meishu Sama Se mudou de Tamagawa, Tóquio, para o Shinzan-sô (Solar da Montanha Divina), Hakone. Pode-se dizer que foi esse o primeiro passo para a construção. 

O Shinsen-kyo de Hakone é o Solo Sagrado Primordial, sendo o primeiro ponto originário dos três Solos Sagrados. Meishu Sama considerou a construção do Shinsen-kyo como a Forma da Transição da Noite para o Dia" e promoveu a sua construção como Solo Sagrado "Protótipo do Paraíso Terrestre" e "Forma do Japão". 

O kototama (espírito da palavra) de Hakone explica o seguinte: ha corresponde a abrir, é o fogo, ko corresponde a endurecer e indica consolidação, e ne significa fundamental. 

Em junho de 1952, com o término e inauguração do tão esperado Museu de Belas-Artes de Hakone, realizou-se um majestoso Culto do Paraíso Terrestre, também em comemoração à conclusão do Shinsen-kyo de Hakone. O objetivo do Mestre era construir um local paradisíaco, o modelo do Paraíso Terrestre, com a perfeita harmonia entre a beleza natural e a beleza artificial criada pelo homem. Seria, assim, a imagem do vindouro Mundo de Miroku, local pleno de Verdade, Virtude e Beleza. 
 

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